Blue Moon…

IMG_2214

Admiradores da lua, apaixonados e enamorados: hoje à noite olhem para o céu, pois a lua além de estar cheia, é noite de lua azul!

Não que ela vá ficar desta cor, mas é a expressão usada para designar a segunda lua cheia no mesmo mês (este mês aconteceu no dia 2 de Julho).

IMG_2817
Este fenómeno não é muito raro mas também não é frequente (a última Lua Azul aconteceu há dois anos) e deve-se ao facto de não nos seguirmos por um calendário lunar, já que os nossos meses têm uma duração variável entre 28 e 31 dias. O único mês do ano onde não acontece este fenómeno é em Fevereiro.

DSC04471Há quem diga que esta designação remonta ao século XVI, quando alguns astrónomos a viam dessa cor; outros, que foi devido a um erro de interpretação de um termo publicado na revista Sky and Telescope, em 1946. Há ainda a versão mais romântica: que a lua leva este nome porque um caso de amor vivido sob essa lua durará para sempre.

Interpretações e teorias à parte, prepare um belo reportório dedicado à lua na sua playlist – onde não falte o “Blue Moon” – e não se esqueça de olhar para o céu!