“Noites de Queluz” obras- primas intemporais por grandes intérpretes da actualidade

Abertura Noturna do Pal+ício Nacional de Queluz-72

O Palácio Nacional de Queluz será palco de sete concertos que revisitam o período Setecentista e o 1.º Romantismo. Destaque ainda para a estreia mundial moderna da serenata “Il Natal di Giove”.

As “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” regressam ao Palácio Nacional de Queluz, entre 27 de setembro e 29 de outubro, com um ciclo de sete concertos. Estes espectáculos, que acontecem na Sala do Trono e na Sala da Música, propõem repertórios criteriosamente ajustados ao contexto histórico do Palácio, numa viagem pelas sonoridades do período Setecentista e do 1.º Romantismo.

Sala_do_Trono_PNQueluz_credits_PSML_WilsonPereira

Sala_da_Musica_PNQueluz_credits_PSML_WilsonPereira

A estreia mundial moderna da serenata “Il Natal di Giove”, de João Cordeiro da Silva (1735-1808), sobre libreto de Pietro Metastasio, é um dos pontos altos deste ciclo. Na edição deste ano, destacar-se-á novamente um outro protagonista: o pianoforte Clementi. Nas coleções de Queluz desde 1941, este valioso instrumento foi alvo de um delicado e moroso trabalho de reacerto mecânico e de reafinação e voltou a fazer-se ouvir em 2014, na 1.ª edição das “Noites de Queluz”.

A abertura do ciclo faz-se a 27 de setembro com uma viagem bem-humorada: “De Viena, (não só) com humor”. A Orquestra Barroca da Casa da Música, com direção artística de Laurence Cummings, actua pela primeira vez nas “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” com obras de Mozart e Haydn, representantes máximos do Classicismo Vienense.

Orquestra Barroca 7946

No segundo concerto, a 1 de outubro, o barítono Thomas E. Bauer e o pianofortista Jos van Immerseel protagonizam um recital intitulado “A ‘Sehnsucht’ romântica vista por Beethoven e Schubert. Irá cantar-se o ciclo ‘À bem-amada distante’ de Beethoven e as canções de Heine do ‘Canto do Cisne’ de Schubert.

BAUER_Thomas_E._IMMERSEEL_Jos_van_Foto_Alex_Vanhee

Na sexta-feira, 6 de outubro, o ensemble Il Suonar Parlante, onde se destacam a flautista Dorothee Oberlinger e o gambista Vittorio Ghielmi, apresenta “Bárbaro Barroco – o centro e as exóticas periferias”, um concerto com duas facetas: uma abordagem a três músicos alemães do Barroco onde a viola da gamba ocupa um lugar de destaque; e uma segunda parte com sonoridades de inspiração cigana e da Europa Oriental.

In Suonar Parlante Orchestra (foto Luis Montesdeoca) copia (002)

Passar “Um serão em Viena no tempo de Beethoven” é a proposta para 13 de outubro. Uma noite na qual o violoncelo de Marco Testori e o pianoforte vão encher de notas majestosas a Sala da Música do Palácio Nacional de Queluz. Beethoven poderia ter participado neste programa composto por três obras: enquanto intérprete, ao pianoforte, acompanhando o violoncelista na sua Sonata, op. 5; e nas restantes como espetador.CostantinoMastroprimiano_899DEFB2-9487-4EAF-9DA5-E5870BFBF393 (002)

A 22 de outubro, o itinerário musical das “Noites de Queluz” passa por Roma e Lisboa, duas das duas capitais onde viveu o prestigiado músico Domenico Scarlatti. Em “Domenico Scarlatti e a Roma que ele trocou por Lisboa”, o ensemble Il Sogno Barroco, com direção do violinista Paolo Perrone, apresenta sonatas de Scarlatti, mas também de Corelli, Händel e Lonati.

Il Sogno Barocco - Foto Herne 2015 - 02

A jovem pianofortista espanhola Laura Fernández Granero atua pela primeira vez em Portugal, no Palácio Nacional de Queluz, no dia 27 de outubro. O concerto “Os alvores do Romantismo em Portugal” traz sonatas, danças e variações de João Domingos Bomtempo (1775-1842) e Muzio Clementi (1752-1832), dois compositores que foram também dois amigos.Laura Granero

O ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” termina com “Uma serenata para o aniversário do príncipe herdeiro”. “Il Natal di Giove”, de João Cordeiro da Silva, foi ouvida no Palácio de Queluz a 21 de agosto de 1778, por altura do 17.º aniversário do infante José Francisco, filho de D. Pedro III e da rainha D. Maria I. Esquecida desde então, tem agora, a 29 de outubro, a sua estreia mundial moderna, com direção artística de Riccardo Doni, à frente do Divino Sospiro.RicardoDoni_Foto cembaloDoni 4

“Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal / Divino Sospiro, com direção artística do maestro e violetista Massimo Mazzeo. Este ciclo de concertos assinala o início da 4.ª Temporada de Música da Parques de Sintra.

 

P.S

Preço de bilhete por concerto: 10 euros

Locais de venda: 

Bilheteiras da Parques de Sintra

FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.

Online em www.parquesdesintra.pt e em www.blueticket.pt

M/6

Após o início do espectáculo, apenas no intervalo será permitida a entrada na sala. Poderá haver concertos sem intervalo. 

Falta de comparência ou atraso não dão direito a reembolso do valor do bilhete.