Exposição "Hélio Oiticica – museu é o mundo” no Museu Berardo
Considerado um dos artistas brasileiros mais importantes do século XX
A 21 de setembro, abre a programação de exposições temporárias do Museu…
Uma retrospetiva da obra de Hélio Oiticica (1937---1980), considerado um dos artistas brasileiros mais importantes do século XX, abre, a 21 de setembro, a programação de exposições temporárias do Museu Coleção Berardo, em Lisboa.
A apresentação desta exposição está associada à iniciativa oficial O Ano de Portugal no Brasil, e do Brasil em Portugal, que decorre entre setembro de 2012 e o dia 10 de junho de 2013.
Pintor, escultor, e performer, Hélio Oiticica foi um artista considerado pioneiro e revolucionário no seu tempo, pela postura anarquista, e muitas vezes contestatária da sociedade e de reflexão sobre a própria arte.
De acordo com uma nota de imprensa do diretor artístico do Museu Berardo, Pedro Lapa, sobre o conteúdo da exposição, a obra do artista "só em anos mais recentes tem vindo a ser descoberta e reavaliada, fora do Brasil, na extensão das suas profundas implicações".
A retrospetiva intitula-se "Hélio Oiticica - Museu é o Mundo", e tem curadoria de Fernando Cocchiarale e César Oiticica Filho, ficando patente até 06 de janeiro de 2013.
Um texto dos comissários brasileiros indica que a exposição vai transbordar o museu, com obras espalhadas pelo exterior do edifício, colocando o público em contacto direto com a ideia do "Delirium Ambulatório", forma usada por Hélio para despertar o estado de criação latente.